ÚLTIMAS NOVIDADES

10/recent/ticker-posts

Entrevista com a Elisa Upale Alberto




Ora viva "Mussequenses", viemos por intermédio desta apresentar-vos mais um talento que vem do outro lado do Musseke.
Elisa Upale Alberto, mais  conhecida como “Upale Alberto” , residente na província do Móxico , cidade do Luena, tendo o seu ensino médio em Contabilidade e Gestão no IMAG- Luena, e formada em Gestão Pública pelo Instituto Superior Metropolitano de Angola, 
tendo participado em 2018 numa formação em Administração Pública e governação pelo programa YALI em Maputo- Moçambique.
Elisa Upale Alberto, é professora, coordenadora do projecto JIRO no Moxico, co- fundadora do projecto Tala Kulutwe e co- fundadora
do projecto Liderança para Todos.

Upale conta-nos que é professora há 2 anos, e trabalha em projectos sociais há 5 anos, a oportunidade de ser professora foi abraçada de modos a puder moldar indivíduos para uma sociedade que tanto buscamos,  com o projecto Tala Kulutwe, o foco é a divulgação das potencialidades turísticas do leste do país e agora também, a luta pelos direitos da mulher e nisso são organizadas várias actividades como palestras, conferências, e mais...  

O projecto JIRO sendo uma iniciativa nacional, tem  o foco de falar sobre a Saúde sexual e reprodutiva, sobre o HIV,  a gravidez precoce e vários outros problemas que afectam os nossos adolescentes e jovens, então, trabalhar para as comunidades, é o foco do projecto.
Como algumas pessoas que trabalham com projectos sociais enfrentam algumas dificuldades, a Upale menciona como a falta de apoios financeiros uma destas dificuldade que as vezes inviabiliza a realização de algumas actividades, mas ainda aasim procura junto da sua equipa fazer o que estiver ao alcance.

Questionada sobre o que lhe motiva, Upale, respondeu-nos da seguinte maneira:
"-Me mantenho em pé porque Deus permite e eu acredito que as nossas pequenas acções podem mudar o mundo para melhor".
Upale tem como fonte de inspiração a sua avó, Guilhermina Massoji, o seu professor Manuel Saliulo, Ellen Johnson Sirleaf e Lupita Nyong'o por representarem exemplos de persistência e mudança.
Para quem está a começar a sua carreira, a nossa entrevistada, deixa algumas palavras de motivação:
"-Para aqueles que se tornarão professores pelas circunstâncias da vida, espero que quando estiverem lá se sintam parte do desenvolvimento do nosso país, pelas nossas mãos passam todos os profissionais que constituem uma sociedade, então, que façamos com excelência. E para aqueles que criam algum projecto social para melhorar a qualidade de vida do bairro que estiverem, tanto em questões do ambiente, da água, ou luta contra violência doméstica, que  continuem a trabalhar, pois,  sei que aqueles que estiverem aqui algum dia se lembrarão de vocês porque as nossas boas acções irão se repercutir nas suas vidas.

Aproveito essa plataforma para apelar a sociedade a apoiar e incentivar todas as pequenas iniciativas que visam melhorar o nosso bairro, comunas e municípios."

Elisa Upale Alberto, deixa as suas redes sociais para continuar a interagir com aqueles que desenvolvam actividades sementalhes e não só:
Facebook: Upale Alberto
Instagram: Upale Alberto
LinkedIn: Upale Alberto

É isso pessoal, esta foi então mais uma rúbrica "Talentos do Musseke", onde o foco está voltado pura e exclusivamente enaltecer o trabalho de jovens a nível do nosso País. "Outro Lado do Musseke", a revista onde todos podem brilhar. 

Vamos, mas prometemos voltar em breve.
Não se esqueçam de partilhar o texto, curtir a nossa página, convidar os seus amigos, e seguir-nos nas seguintes redes sociais : 
FACEBOOK: O Outro Lado do Musseke 
INSTAGRAM: @o_outro_lado_do_musseke
YOUTUBE: O Outro Lado do Musseke
TWITTER: O outro lado do Musseke 

"O OUTRO LADO DO MUSSEKE”
Aqui todos podem brilhar. 

Dê vida a sua carreira. 🥇🎯 

Enviar um comentário

1 Comentários